
Questão de fé: Quando o respeito vira omissão.
1ª Corintios 8 1 a 13.
“Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado.”-V 9.
-
A primeira carta de Paulo aos Coríntios é uma carta de aconselhamentos diversos quanto ao modo de viver dos cristãos de Corinto.Com a ausência dele as igrejas começaram a se desviar do verdadeiro evangelho que ele havia pregado e implantado. Isso ocorreu também com os Galatas. É sempre assim: se descuida da verdadeira doutrina e tudo começa a ir por água abaixo.
-
Alguns dos líderes das igrejas passam a se achar o máximo, e estão prósperos (parece que administravam bem as finanças em beneficio próprio, a julgar pelo que ele cita no versículo 8 do capitulo 4 ;Voces já tem tudo o que precisam!Já são ricos!Já se tornaram reis e nós,não! Haviam divisões entre os crentes e alguns se diziam discípulos de Paulo, outros de Apolo, tal como hoje: sou Luterano, sou Batista, sou Assembleiano, sou do Ministerio A ou B.
-
Então Paulo se sente na obrigação de chama-los à atenção para problemas de imoralidade (estavam permitindo sexo entre um enteado e a madrasta e outras imoralidades, muito provavelmente o homosessualismo, a prostituição - Cap 5 e 6), estavam levando irmãos na fé para tribunais humanos (cap 6), desrespeitando o casamento colocando homens e mulheres em antagonismo (cap 7) e também desrespeitando aqueles que ainda eram fracos na fé , os neófitos.
-
No capitulo 8 Paulo trata de um assunto relativo ao respeito que os cristãos cuja fé esteja mais amadurecida devem ter com aqueles que ainda são novatos, imaturos na fé (v.11), principalmente aqueles que ainda não se desligaram totalmente dos vínculos aos cultos dedicados aos ídolos.
-
Ele chama a especial atenção para as superstições que as pessoas fracas na fé têm em relação a comer ou não determinada alimentos, principalmente se eles forem tidos como oferendas a esses ídolos ou deuses falsos, pois como Paulo mesmo escreve nos verso 6: “Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e criador de todas as coisas, para quem nós vivemos. E existe somente um Senhor, que é Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram criadas e por meio de quem nós existimos”.
-
Podemos incluir nesse mesmo contexto as superstições como horóscopos, amuletos, estátuas, águas abençoadas, bíblias abertas sobre mesas ou oratórios, o acender velas, o não cruzar com gatos pretos, o evitar certos números e a pior de todas as superstições; o tal de pensamento positivo.
-
Quando Paulo recomenda que aquele que possui uma fé bem firme e fundada na palavra de Deus deva evitar comer um alimento que o cristão fraco na fé acha que vai lhe trazer um determinado mal, ele o faça para que o neófito não se escandalize e, em se escandalizando, abandone o caminho que o levará ao desenvolvimento de uma fé segura e firme, baseada exclusivamente na palavra de Deus. Ele diz que o cristão maduro na fé não ganhará ou perderá nada em não comer o alimento que poderá escandalizar o neófito, mas poderá fazer com que este se sinta ofendido e abandone o caminho da salvação por uma questão menos importante.O importante é ir instruindo-o aos poucos nos ensinamentos do evangelho permitindo assim que o Espirito Santo atue e lhe proporcione uma fé segura e o liberte de crenças vãs e superstições. É até uma questão de educação.
-
Mas isso não significa que o cristão deva se omitir perante o neófito ou ao pagão, não testemunhando dos ensinamentos de Cristo e transmitindo com amor, respeito e fundamentação, o que nos ensinam as escrituras sagradas, ou que venha a participar de ritos onde essas superstições estejam presentes, pois assim agindo estará dando um mau testemunho de sua fé cristã e passando o falso ensinamento de que tais praticas ritos ou superstições não são abominações a Deus.
-
Aí o cristão maduro estará ajudando ao neófito ou ao não cristão a se desviar ou permanecer fora da fé em Cristo, aquela , e somente ela, que é capaz de nos libertar de todos esses medos infundados, dessas crendices pagãs e que aborrecem a Deus.Aí o cristão não só estará desrespeitando os ensinamentos de Cristo mas colaborando para que o neófito ou não cristão permaneça distante de Cristo e de suas verdades libertadoras, praticando o pecado da omissão. E Jesus afirmou que “aquele que lhe negar perante os homens ele os negará perante o Pai”. (Mateus 10:33).
-
E aí vem a admoestação mais importante sobre todos esses acontecimentos que vinham acontecendo na igreja de Corinto. No versículo 9 do capitulo 8 Paulo faz a seguinte admoestação: ”Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado”.
-
E é nesse ponto que quero centrar essa reflexão a partir do que vem acontecendo dentro das igrejas reformadas na Europa e seus reflexos na IECLB aqui no Brasil. Paulo escreve no v. 18 do capitulo 4 que muitos dos que aprenderam com ele e Apolo ficaram orgulhosos e se consideraram profundos conhecedores do evangelho a ponto de começar a distorcer os ensinamentos bíblicos.Assim como escreveu aos Gálatas, também aos Corintios Paulo fala no fermento que fermenta toda a massa.
-
Pois isso está acontecendo com nossas instituições na igreja. A FLD apoia movimentos gays, transexuais, defende a ideologia de gênero e o Partido dos Trabalhadores abertamente em seu site e em publicações no Facebook.Chegou ao cúmulo de processar na justiça um irmão na fé porque denunciou isso publicamente e chamou-lhes a atenção.Ele foi obrigado a indenizar a FLD em R$ 7 mil e a publicar um pedido de retratação o que tornou publico o acontecido.
-
A PPL apoia o MST , a invasão de terras e o suso da força e da luta armada na distribuição de terras. O livro Sementes de Esperança é rico em mensagens que estimulam tais praticas.
-
Um professor titular da EST de nome Muskopft nas cadeiras de pós graduação em Ética e Gênero escreveu um livro herético chamado O Talar rosa, defendendo a ordenação de pastores gays e questionando a sexualidade divina, e continua até hoje ensinado aos nossos futuros pastores.
-
No Rio de Janeiro uma pastora de nome Lusmarina divulgou amplamente nas redes sociais, na imprensa e na TV (foi matéria do Fantástico) o fato de ter judado a angariar dinheiro para reconstruir um terreiro de umbanda que teria sido supostamente destruído por vândalos numa demonstração de intolerância religiosa e se deixou filmar , paramentada, dançando o Candomblé na reinauguração do Terreiro.
-
Nós respeitamos as escolhas religiosas de qualquer pessoa e o seu direito de praticar a sua religião, mas como cristãos temos que defender e pregar o evangelho de Jesus Cristo e divulgar a nossa fé, confessando-a nas palavras do Credo como fazemos todos os domingos. Essa é a nossa fé e ao co-celebramos junto aos pagãos, estamos “dando uma de sábios”, tão sábios que podemos escrever um novo evangelho, reinterpretar as escrituras e desqualificar a sabedoria divina e a inspiração dos livros bíblicos (1ª Co. 4 :18), praticando heresia.
-
Se um não cristão ou neófito vê um pastor ou líder da igreja numa celebração do Candomblé, batendo palmas e tambores, dançando com eles, vai pensar o que do cristianismo? Que aquele culto pagão também serve a Deus Pai, Todo Poderoso, Pai de Jesus Cristo e que tanto faz servir ao evangelho como àquela seita pagã porque ambos os caminhos levam aos céus. Isso vale para toda e qualquer participação e co-celebrações não cristãs.
-
Ao defender práticas sexuais imorais, claramente condenadas na Bíblia, a igreja estará dizendo que os livros sagrados contém inverdades e que seus escritos não são a palavra de Deus. Porque então aceitar o convite de Jesus e ser uma nova criatura se tudo vale, se tudo é certo, se Deus engole tudo e recebe a todo mundo de qualque jeito. Não é necessário ser uma nova criatura, abandonar o mundo e os prazeres da carne , aceitar a Cristo e se arrepender da vida pecaminosa e impura.
-
Paulo nos alerta no versículo 13-b do capitulo 6:”O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor. O Senhor cuida do nosso corpo”. E no versículo 15:”Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faze parte do corpo de Cristo? Será que vou pegar uma parte do corpo de Cristo e fazer com que ele seja parte do corpo de uma prostituta? É claro que não! E eu diria, o mesmo em relação a uma relação homossexual.
-
E quanto a defesa de um partido político? Isso não contraria o ensinamento de Jesus de que devemos dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus? Ainda mais se esse partido afirma que a religião é o ópio do povo! Uma das bases da Reforma defendida por Lutero e de quem somos herdeiros é a que defende a total separação entre Igreja e Estado.
-
Temos que estar atentos e rechaçar todas essas heresias da igreja. Para isso é importante estarmos ligados nos atos de seus dirigentes, buscando nos seus sites, nas mídias sócias aquilo que divulgam e escolhendo representantes comprometidos tão somente com a sã doutrina e rejeitando todo ensinamento que não venha exclusivamente da Escritura Sagrada.
-
Que também nosso comportamento seja exemplar, que não deixemos transparecer aos fracos na fé e aos pagãos que há outros caminhos para a eternidade diferente do ato de crer em Cristo e aceita-lo como nosso salvador pessoal. Não nos enganemos: Só Cristo Salva!
-
Não podemos servir a dois senhores, pois todo o reino dividido em si mesmo será arruinado (Lucas 11-23).Quem não é por Jesus é contra Ele.(Mateus 12:30).
-
E encerro com a leitura da recomendação de Pedro em sua 1ª carta, capitulo 2, versículos 12 a 17, que resume tudo aquilo sobre o que refletimos hoje:
”Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles o acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua vinda. Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda a autoridade constituída entre os homens; seja ao Rei , como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei”.
Marcos Carneiro-Petrópolis, 28 de janeiro de 2018-IECLB-