top of page

NO CÉU QUERO MORAR COM OS HEREGES

 

 

                                                                  "Texto postado no Facebook, pelo P. Mozart Noronha, no dia 15                                                              de Julho de 2019, às 02h14min"

Quando eu era criança, adolescente e jovem, no século passado, vivia sempre na igreja. Hoje, conscientemente sou herético, mas continuo na igreja, frequento cultos e fico emocionado com os hinos tradicionais e gosto de ouvir corais. O herético é um crente de verdade. Não larga a igreja. O apóstata arrepende-se de um dia ter se “arrependido” e de ter aceito uma determinada confissão religiosa. O herege, pelo contrário, é aquele que escolhe não aceitar dogmas e rejeita todos os catecismos que dizem como é Deus e como acontece a sua relação com o universo, com a vida, com a natureza e com os seres humanos.
Dizem os fundamentalistas que a Bíblia é, literalmente, a Palavra de Deus. Existem até pessoas cristãs que, diariamente, abrem a Bíblia, colocam aleatoriamente o dedo em um versículo e o leem, como se fosse um horóscopo, para buscar a orientação divina para os caminhos que têm a seguir naquele dia. Conta-se que uma pessoa, que usava esse método de ler a Bíblia, levantou cedo, fez uma oração de joelhos, tomou banho e depois do café matinal, disse: --- vou ver o que a Bíblia tem a me dizer para o dia de hoje! Abriu o livro sagrado em Mateus, 27,5b e leu: “Então Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, RETIROU-SE E FOI ENFORCAR-SE.” Aquele irmão, não gostou do que leu, ficou por alguns instantes pensativo. Não gostou mesmo. Abriu novamente a sua Bíblia, de olhos fechado, e dessa vez colocou o dedo em Lucas, capítulo 10, versículo 37, e leu: “VAI E PROCEDE TU DE IGUAL MODO.” Ficou um pouco desolado e disse: --- o que o Senhor está querendo de mim? Vou, pela última vez procurar outro versículo da Bíblia. Como de costume abriu a sua Bíblia de olhos fechados e colocou o dedo em João 13.27, exatamente onde está escrito: “O QUE PRETENDES FAZER, FAZE-O DEPRESSA.” Isto faz parte do anedotário de seminaristas, mas reflete bem a conduta de quem ler o texto bíblico de forma acrítica e fora do seu contexto.
Não creio que a Bíblia é a Palavra de Deus. O Eterno não pode caber dentro de livro nenhum deste mundo. Só o Deus dos fundamentalistas consegue morar dentro de um livro e ser carregado debaixo de axilas, como se fosse desodorante. 
Não digo que a Bíblia contém a palavra de Deus porque os fundamentalistas haveriam de me perguntar: --- qual o critério que você utiliza para dizer o que é palavra de Deus ou não? Fundamentalista é um bicho perigoso. Destila veneno. Então, depois de muita reflexão e de conversas com respeitáveis teólogos e biblistas, conclui: A BIBLIA TORNA-SE PALAVRA DE DEUS. É um livro. Coletânea de diversos livros considerados, pela tradição judaico cristã como sagrados. Em um dado momento abro esse livro e nele encontro um lenitivo para a minha vida completamente destroçada e acho o conforto e uma razão para continuar vivendo. Existencialmente a Bíblia torna-se para mim palavra de Deus.
Os profetas Enoque e Elias andaram com Deus quando não existia Bíblia, nem Igrejas e nem catecismos. 
Eu disse que sou herege e não sou apóstata. Portanto continuo um cristão luterano, frequentando igreja e lendo a Bíblia. Alguém já disse que a Bíblia é a mãe de todas as heresias. No céu eu não quero ficar perto de fundamentalistas. Quero morar perto de Jesus Cristo e de todos os hereges.

https://www.facebook.com/MozartJNMelo/posts/2404893479556750

visualizado em 17/07/2019 às20h47min

Print parcial da postagem... 

Mozart de Noronha.jpg
bottom of page