
MAOMÉ ESTÁ EM PÉ DE IGUALDADE COM JESUS?
"Não acho que Maomé seja um falso profeta. Uma vez que ele não faz parte da tradição profética da Bíblia, não se pode classificar suas profecias de acordo com a fé cristã. Maomé ainda inspira hoje milhões de pessoas na busca da justiça, da paz e de uma boa vida."
(Arcebispa Antje Jackelén)
o problema da religião muçulmana não está tanto no que Maomé disse, mas no que as pessoas fizeram de Maomé. Se você analisar direitinho os predicados de Maomé e de Jesus, verá que existe um desequilíbrio muito grande na balança da consideração que os muçulmanos têm por Maomé em detrimento de Jesus.
Vou fazer uma lista de predicados em relação a Jesus e Maomé:
-
Jesus nasceu de uma virgem. Maomé nasceu de uma virgem?
-
Jesus era sem pecado e nunca pecou. E Maomé era sem pecado e nunca pecou?
-
Deus Pai falou com Jesus e Ele deu início ao Seu ministério. O "anjo Gabriel" falou com Maomé e ele quis se suicidar.
-
Jesus recebeu instruções de Deus Pai. Maomé diz ter recebido instruções do Anjo Gabriel.
-
Jesus nunca lutou. Maomé nunca lutou?
-
Jesus nunca matou ninguém. Maomé nunca matou ninguém?
-
Jesus manteve a castidade até a morte. Maomé teve vinte esposas, entre elas uma criança de nove anos de idade.
-
Jesus fez muitos milagres. Quais milagres Maomé fez?
-
O Antigo Testamento tem mais de trezentas profecias relacionadas a Jesus. E sobre Maomé?
-
Jesus não resistiu ser sacrificado. Maomé matou quem quis tirar-lhe a vida.
-
Jesus deu a vida em resgate dos pecadores. E Maomé deu a vida em resgate dos pecadores?
-
Jesus morreu e ressuscitou. E Maomé?
Se esta minha comparação estiver correta, qual é realmente o profeta? Qual dos dois pode Deus chamar de Messias e Salvador?
"Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo."
(1 Timóteo 2:5-6)
"Disse - lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
(João 14:6)
A Arcebispa erra ao dizer: "Não acho que Maomé seja um falso profeta". O escritor de Hebreus nos ensina: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo" (Hebreus 1.1-2). Se Maomé não é um falso profeta, deveríamos arrancar de nossas Bíblias Hebreus 1.1-2, pois, se Deus, na antiga aliança, falava exclusivamente pelos profetas e agora (na nova aliança), nos fala somente pelo Filho, onde que o "profeta" Maomé entra? Maomé diz ter recebido revelações do anjo Gabriel, sobre um "outro evangelho", e, o Apóstolo Paulo nos fala sobre esses falsos profetas, que pregariam um "outro evangelho": "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho, além do que já vos pregamos, seja anátema." (Gálatas, 1.8)
A Sura 61.6 diz: "Jesus, filho de Maria, disse: 'Eu sou verdadeiramente o Mensageiro de Deus para vós, confirmando o Torá que veio antes de mim e dou as boas novas de um mensageiro que virá após mim, cujo nome será Maomé.'" Mas, em nenhum lugar nos evangelhos, Jesus falou sobre Maomé. Na Palavra de Deus, vemos exatamente o oposto. Vemos Jesus de Nazaré pedindo ao Pai por um Consolador, que permanecerá conosco (Igreja) para sempre.
"E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
(João, 14:1.,17 e 26)
Ora, se Cristo testificou sobre o Espírito Santo, como Consolador e confirma que Ele ficará conosco (Igreja) para sempre, para que precisaríamos de um profeta após Cristo, ainda mais um "profeta" tão errôneo como Maomé? Posso dizer que a palavra grega para Consolador é "parakletos" (literalmente alguém que permanecerá como advogado em uma corte legal).
Se tivéssemos que comparar alguém com Cristo, Moisés é, de longe, mais comparável a Jesus do que Maomé. Ambos nascidos na pobreza e sujeitos a tentativas para matá-los na infância (Ex 1.15,22 cfe. Mt 2.13).
Contudo, ambos foram salvos (Ex 2.2-10 cfe Mt 2.13), ambos foram preparados por um período de 40 dias (40 é uma unidade bíblica para indicar preparação) (Ex 24.18 cfe. Mt 4.1-2), ambos libertaram o seu povo da escravidão (Ex 5.2-23, Ex 6.1-13 cfe. Jo 8:32-36), a água foi o instrumento para ambos: o Mar Vermelho (Ex 14.21) e o Mar da Galileia (Mt 8.26), ambos falaram com Deus face a face (Ex 33.11 cfe. Mt 17.3), a face ambos brilhou (Ex 34.29 cfe. Mt 17.2), Moisés intercedeu pelo povo de Israel. Naquele momento, sem saber, Moisés estava exemplificando o caráter do próprio Jesus que, quando veio a este mundo, preferiu entregar a Sua própria vida, para que nós pudéssemos ter a vida eterna (Ex 32.7-14, Is, 53 'profecia de Isaías sobre Cristo' cfe. Jo 1.29 e 10.15).
Thiago Machado
Membro da Comunidade Evangélica de Confissão
Luterana em Petrópolis/RJ - IECLB