
AS HERESIAS DA IGREJA MODERNA
- Judaizantes -
"Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: 'Se não vos
circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e
Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Bar-
nabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre
aquela questão.
E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, con-
tando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e anciãos, e lhes a-
nunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que
era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a Lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvis-
sem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os cora-
ções, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, porque tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela
graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé a Paulo, que contavam quão
grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
E, havendo-se calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um
povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está
escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de davi, que está caído, le-
vantá-lo-ei das ruínas e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens
busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o
Senhor, que faz todas estas coisas, conhecidas são a Deus, desde o princípio do
mundo, todas as suas obras. Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, den-
tre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das
contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada
sábado é lido nas sinagogas.
Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens
dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado
Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. E por intermédio deles escreve-
ram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios
que estão em Antioquia e Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que
saíram dentre vós vos perturbaram com palavras e transtornaram as vossas al-
mas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado
mandamento, pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e
enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e
Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Na verdade
pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue e da carne sufocada e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos
guardardes. Bem vos vá. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e,
ajuntando a multidão, entregaram a cara. E, quando a leram, alegraram-se pela e-
xortação.
Atos dos Apóstolos 15:1-31
Em muitas das igrejas atuais, vemos pregações e costumes centralizados no Antigo testamento. Sua teologia é fundamentada em rituais e leis encontradas nos livros do pentateuco: Gênesis, Êxodo Levítico, Números e Deuteronônio. Elementos judaizantes podem ser observados facilmente no Brasil. Temos até uma réplica do Templo de Salomão, com escalas exageradas, dando uma impressão monumental, temos inúmeras arcas de Noé, réplicas do tabernáculo, das tábuas da lei, do cajado de Moisés, da espada de Davi, etc. Mas, diferente dos sacrifícios realizados no Antigo Testamento, o que se sacrifica hoje é fé e dinheiro, em busca de uma vida liberta de problemas.
Interessante é que apenas os elementos fáceis de importar são aproveitados literalmente, ao passo que elementos mais difíceis acabam sendo simplesmente ignorados. Exemplo disso é a importação de elementos ritualísticos por algumas igrejas pentecostais e neo-pentecostais como o uso de chofares e vestimentas sacerdotais, mas o desprezo pelas leis, como o ano sabático, onde as dívidas eram perdoadas, os escravos eram libertos e terras eram devolvidas a seus antigos donos, ou o desprezo por costumes como o jejum e as ervas amargas que antecediam a Ceia da Páscoa.
O que não sabemos é que esses elementos não pertencem ao cristianismo e nem são importantes para fins de salvação e evangelização. Esses elementos são partes da religião hebraica que sobreviveu no judaísmo ortodoxo.
Existem, sim, judeus convertidos ao cristianismo, que mantiveram sua tradição judaica. Até porque, para o povo judeu, é praticamente impossível separar sua cultura histórica de sua religião. Temos até mesmo comunidades de judeus cristianizados aqui no Brasil e é até recomendável que muitos conheçam essas comunidades, para buscar entender a cultura que permeia toda a Bíblia.
O problema não está na admiração pela cultura e religião judaica. O problema reside justamente quando cristãos querem, como os judaizantes em Atos, impor costumes e tradições de outra religião ou ideologia aos convertidos como se isso fosse importante para a vivência cristã ou até elemento decisivo para a salvação. Sincretismo, ou seja, misturar o cristianismo com qualquer outra religião ou ideologia é heresia. Qualquer elemento externo, quando acrescentado ao cristianismo, o transforma em outra coisa que não leva à salvação, mas justamente à perversão. Geralmente quando elementos externos são acrescentados, eles acabam sobrepondo elementos centrais do cristianismo, como Cristo e a ressurreição.
A solução para isso é simples: dos cristãos, deve ser exigido apenas que a centralidade de Cristo e da ressurreição não sejam sobrepostos por elementos algum. A base do cristianismo é clara: o próprio nome dado a nossa religião, aponta para Cristo e é em Cristo que devemos crer. E, se cremos em Cristo, cremos que Ele é Filho de Deus, cremos que Ele morreu e ressuscitou e que Ele voltará para nos ressuscitar também.
Se você crê nisso, não precisa de nenhum ritual que não seja o batismo e nenhum elementos que não seja a ceia, apenas afaste-se do mal. Todos o resto, pode ser útil ao ensino, pode ser bom para a comunhão, mas não é central para a salvação.
Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja maior do que qualquer ideologia e possa penetrar músculos, ossos, corações e mentes daqueles que foram cegados por ideologias e sonhos utópicos.
Amém!