top of page

Da Igreja, Jesus é o Fundamento e seu Evangelho a Palavra Pura de Deus Pai.

 

Textos Bíblicos:

Mateus 16:13-17;Mt 7:24-28; Co 1,18-20; 2:6-12 e 3:11

(Novo Testamento na Linguagem de Hoje, Sociedade Bíblica do Brasil)

 

FUNDAMENTALISMO: Movimento que objetiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais, ou vigentes na fundação de determinado grupo que intencionalmente resista a outros grupos que divergem quanto aos princípios fundamentais que identificam o grupo original, desviando-se dos princípios originais, seus fundamentos. Os Cristãos têm seus princípios, seus fundamentos, seus dogmas, suas bases de fé. A palavra se origina de fundamento, do conjunto de regras básicas de uma organização, instituição. Fundamento se origina do termo muito usado na construção civil, fundações, ou seja, a base, o alicerce, o sustentáculo, firmamento, embasamento. A primeira coisa que uma edificação precisa para ser segura, sólida, é de uma boa fundação.

  • O termo tem sido usado de forma pejorativa pelo movimento do “politicamente correto”, derivada da dialética que propõe colocar um questionamento a cada pilar dos costumes sociais estabelecidos ao longo dos séculos, principalmente aqueles ligados aos princípios da família normalmente constituída segundo as leis da natureza e defendida pela religião judaico-cristã. O autor dessas ideias foi um italiano chamado Antônio Gramsci, comunista preso por Mussolini durante a segunda guerra mundial. A sua estratégia para a implantação do regime comunista substituía a luta armada pelo esfacelamento das estruturas familiares e sociais, identificadas por ele como a maior objeção ao regime totalitário que defendia. Faz parte da Agenda Global da esquerda e começou a solapar a religião cristã em 1968 após a Declaração de Praga, onde comunistas do mundo inteiro, incluindo representantes de algumas religiões históricas, dentre elas estavam incluídos os Católicos Romanos e os Luteranos, filiados ao Conselho Mundial de Igrejas.

  • Quando Jesus em nosso texto base faz a pergunta a Pedro: “quem eu sou para você”? e Pedro responde - “o Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo”-, Jesus lança o fundamento da fé cristã e afirma que “sobre essa pedra (a afirmação de Pedro), construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la”. Portanto não é errado nem pejorativo afirmar que o verdadeiro cristão é um fundamentalista, no estrito significado da palavra.

  • Não bastasse essa passagem bíblica que relata o próprio Deus feito homem, Jesus, falando, temos outros registros de palavras de Jesus no mesmo sentido. Vamos ler a Mateus 7:24-28 (p. 964). Nesse texto Jesus é mais claro e preciso sobre a necessidade do cristão ter sua fé fundamentada Nele, no seu Evangelho. Jesus usa o termo “alicerce”, que é um sinônimo de fundação.

  • Nenhuma casa, ponte, edifício, construção, será suficientemente segura e perene se não estiver erigida sobre uma base firme, uma pedra>Portanto o cristianismo é uma religião que surge sobre uma forte fundação, princípios e normas imutáveis, lançadas pelo próprio Deus na pessoa de seu Filho Jesus, e não podem ser modificadas por ideias e reinterpretações humanas como vem ocorrendo hoje em dia através de interpretações de teólogos, homens que recebem títulos de doutores, apóstolos, bispos, papas, primazes e outros tantos títulos que não passam de honoríficos se comparados à majestade de Jesus. Esses teólogos brincam de interpretes de Deus, como se possível fosse a criatura chegar ao nível de seu criador, o único que é onisciente, onipotente e onipresente. Que Deus tenha misericórdia deles e daqueles que se deixam levar por eles

  • Os fundamentos do cristianismo, lançados por Jesus, estão registrados no Novo Testamento, na Bíblia e são imutáveis, e o maior inimigo dos cristãos, Satanás, aplica todas as suas forças e artimanhas para desacredita-la, procurando assim levar o cristianismo para os costumes do mundo e não o contrario. Isso não é novo. Essa luta do maligno contra Jesus e seus seguidores é registrada pelo apóstolo Paulo, como ele mesmo registrou em várias de suas cartas. Para ilustrar a minha afirmativa quero aqui destacar apenas três textos seus que encontramos na 1ª carta aos Coríntios. Vamos acompanha-los nas Bíblias que estão à disposição nos bancos à frente de todos para que não reste dúvida de que o que estou anunciando é a palavra fidedigna de Deus revelada ao apóstolo Paulo pelo Espirito Santo para a edificação da igreja de ontem e de hoje.

  • 1 Co 1:18 a 20 e 23 (pagina 1158);

  • 1 Co 2: 6 a 12 (pagina 1158);

  • 1 Co 3:11 e 14 (pagina 1159)-Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o ÚNICO alicerce, e NENHUM outro alicerce pode ser colocado.(...)Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa.

  • E porque escolhi esse tema para trazer à reflexão com vocês no domingo de hoje, denominado pelo nosso sínodo de Domingo da Igreja? Exatamente porque no seio de nossa amada IECLB tem surgido varias correntes teológicas que estão levando a Igreja a ficar cada vez mais perto do mundo e distante de Jesus Cristo, a nossa verdadeira pedra fundamental, o nosso fundamento na rocha. Provavelmente muitos de vocês, talvez a maioria, não saibam dessas coisas, pois graças a Deus estamos fora do eixo de maior influência desses teólogos que se concentram no Sul do Brasil e porque também temos um pastor fiel às escrituras e que tem a sua fé firmada apenas nas palavras de Jesus Cristo e no seu evangelho. Dentro dos desvios dos fundamentos lançados por Jesus e registrados em livros, textos nas páginas do Portal Luteranos eu quero destacar os mais importantes:

  • Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo;

  • Homossexualismo/sodomia não é pecado, abominação ao Senhor;

  • Toda a humanidade será salva crendo ou não em Jesus (Universalismo);

  • Jesus foi o primeiro comunista do mundo;

  • Deus é amor incondicional e não exige arrependimento.

  • Todas as religiões levam a Deus e à salvação e por isso podemos até ajudar a reconstrução de templos pagãos e concelebrar com eles.

  • A ascensão de Jesus é apenas uma alegoria da religião Cristã.

 

Prezados irmãos e irmãs em Cristo. É preciso lutar contra isso. É preciso estar atento ao que se passa lá no “andar de cima” de nossa Igreja para que não venhamos a ver nosso edifício ruir por estar sendo construído sobre a areia e não sobre o fundamento que é Jesus Cristo e seu evangelho. E como podemos fazer isso? Primeiramente buscando se inteirar do que ocorre na Igreja através da leitura de mensagens e postagens dos braços da igreja no Portal Luteranos, nas postagens da FLD e da PPL nas redes sociais. Participar dos estudos bíblicos com afinco. Nosso pastor está estudando conosco nossos fundamento, seja através do grupo Quem somos nós, seja através do estudo detalhado do Catecismo Maior de Martinho Lutero. Precisamos fazer da leitura diária da Bíblia, especialmente do Novo testamento, um hábito diário para fortalecermos nossa fé no verdadeiro fundamento e participar da escolha daqueles que vão dirigir os destinos de nossa amada IECLB. Procurem saber quem são os candidatos, o que escrevem , o que pregam, a quem defendem politicamente. Testem o que dizem e defendem confrontando com o que Jesus ensinou e que está registrado na sua palavra. Paulo alerta para que quem estiver em pé, cuidar para não cair e Jesus afirma que o bom pastor não abandona as suas ovelhas nem as leva para o abismo. Que Deus nos preserve na fé verdadeira e que não nos deixemos levar por falsos profetas. Vigiemos e oremos para que não caiamos em tentações. Examinemos as escrituras e confrontemos o que nos está sendo anunciado e identifiquemos os falsos profetas, enganadores, sábios aos seus próprios olhos e interesses e nos afastemos deles. Participemos mais da vida da Igreja, nos inteirando do que acontece nos departamentos, fundações, seminários e concílios da Igreja. Baseados no amor fraternal, vamos admoestar esses que estão querendo nos desviar da verdade anunciada por Jesus. Volto a citar Martinho Lutero que ao ser acusado de intransigente nas questões doutrinária afirmou de forma categórica: Temos outro espirito. Preciso ficar só a, em nome de uma falsa concórdia, perder a Jesus Cristo.

Nunca nos esqueçamos das palavras de Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Ou seja, só Jesus e sua palavra, sua doutrina, registrada no Novo Testamento, na Bíblia, nos leva à salvação eterna. E nos deixemos guiar por Ele “Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o ÚNICO alicerce, e NENHUM outro alicerce pode ser colocado. (...)Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa”. (1 Co.3:11).

bottom of page