top of page

ALÁ E DEUS SÃO O MESMO?

Embora Deus seja chamado de Alá na língua árabe, para os muçulmanos, não se trata do mesmo Deus.

Afinal, o Deus do cristianismo é o Deus que criou o mundo, se revelou a Abraão, Isaque e Jacó e que veio ao mundo na forma de Cristo, morreu e ressuscitou.

O Deus do cristianismo é revelado em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Para os muçulmanos, Alá é o mesmo Deus de Abraão. Mas, diferente da Bíblia, para eles, o verdadeiro herdeiro de Abraão foi seu filho Ismael e não Isaque.

Sendo assim, eles não compreendem os Hebreus como povo de Deus mas, sim, os Ismaelitas que, mais tarde, se tornaram os ancestrais dos povos beduínos, que habitavam os desertos do oriente médio, que formaram as nações árabes modernas. Além disso, para os muçulmanos ou islâmicos, Jesus não se tratava do próprio Deus em forma humana. isso é uma heresia e é por isso que odeiam os cristãos.

Para eles, Jesus era o profeta mais importante depois de Maomé e voltará para governar o mundo por mil anos mas, como profeta, não como Filho de Deus.

Além disso, para os muçulmanos, a noção de trindade é inconcebível. Para eles Deus ser três é politeísmo e isto também é heresia.

O islamismo se formou como religião apenas por volta do ano 600 depois de Cristo. Quando Maomé afirmou ter tido uma visão do anjo Gabriel, que lhe recitou todas as palavras que deveriam ser escritas como leis de Deus. Essas leis foram reunidas no livro sagrado do Islamismo que se chama Corão.

Maomé afirmou ser o último profeta de Alá aos homens e é considerado pelos muçulmanos, inclusive, mais importante do que Jesus. É justamente por não reconhecer a descendência de Abraão e a divindade de Cristo, que Alá não pode ser considerado o mesmo que Deus. Afinal, o Deus do cristianismo está intimamente ligado com a história dos hebreus e com o nascimento e ressurreição de Cristo. A palavra Alá pode ser usada para se referir ao Deus cristão, mas para os próprios muçulmanos, não se trata do mesmo Deus e muito menos se refere a mesma fé.

bottom of page